Visões do Mundo Contemporâneo – IV

Normas

1. Simpósios Temáticos

– Na semana anterior ao evento, os textos dos autores serão postados neste site em “Apresentações de trabalho”.

– Dia 13/10/2020: terá início a dinâmica entre os comunicadores, que deverão realizar questionamentos ou comentários nos textos que compõem o Simpósio Temático em que estiverem inscritos.

– Dia 14/10/2020: às 23h59, encerra-se o prazo para que os comunicadores de cada Simpósio Temático possam elaborar questionamentos ou comentários aos textos.

– Dia 15/10/2020: às 23h59, encerra-se o prazo para que os comunicadores respondam aos questionamentos ou comentários feitos no seu próprio texto.

Observações:

  1. Todos os questionamentos/comentários, bem como as respostas, deverão estar assinados e serem postados na caixa de comentários que fica abaixo do texto;
  2. Cada comunicadora/comunicador deverá realizar, no mínimo, dois questionamentos/comentários em textos distintos; e responder, no mínimo, a 50% dos questionamentos/comentários feitos ao seu texto.

– Além disso, no dia 15/10/2020, às 15h, os comunicadores deverão participar de uma vídeo chamada com os coordenadores do Simpósio Temático. O objetivo é que haja uma comunicação síncrona entre os autores de cada ST, e que os coordenadores possam elaborar breves comentários sobre os textos.

– O certificado de apresentação só será emitido se comprovada tal interação.

– Comunicamos que a interação entre os apresentadores não garante certificado como ouvinte. Para que haja tal certificação, é necessária uma segunda inscrição, dessa vez na modalidade ouvinte, e a participação nas palestras e mesas redondas.


Mesas redondas

Prezados participantes,

Pedimos que leiam e atentem para as seguintes normas de participação disponíveis nos tópicos abaixo. Elas serão cruciais para a realização satisfatória das atividades através de videoconferência. 

1. Todas as palestras ocorrerão através da plataforma YouTube;

2. Os links de acesso às reuniões serão enviados para os e-mails dos participantes exclusivamente pela comissão organizadora, no dia de cada encontro. O repasse dessa informação não está autorizado.

3. Interferências e indagações não devem ser feitas durante as falas de palestrantes e de outros participantes;

4. Os microfones dos participantes devem permanecer desligados durante as palestras. Excetua-se o momento em que o participante expuser considerações e/ou questionamentos;

5. Procedimentos para a realização de perguntas e comentários:

  1. Através do chat, digite seu nome completo a fim de pedir a palavra no momento dos debates. Os monitores listarão aos interessados e passarão a palavra a esses de acordo com a ordem de envio dos nomes.
  2. As perguntas e considerações serão feitas através de vídeo. Pedimos que elas não sejam digitadas no chat.
  3. O recurso do chat é exclusivo para a listagem das perguntas. Não serão permitidas conversas paralelas entre os participantes. Excetuam-se questões de ordem técnica direcionadas à comissão organizadora

7.     A lista de presença será realizada a partir do preenchimento de um formulário. O link de acesso ao formulário será enviado no chat em dois momentos distintos; caso o participante já tenha preenchido o formulário no primeiro momento, não será necessário realizar o procedimento novamente. Para garantir a presença, os participantes devem estar conectados à sala de reunião.

8.     Caso haja problemas no acesso ao formulário, tanto no primeiro como no segundo momento em que ele será disponibilizado, pedimos que seja indicado no chat: nome completo, e-mail , e a frase “Não consegui acessar o formulário”.

9.      Os certificados de ouvintes serão conferidos àqueles que participaram de ao menos 75% do evento.

Agradecemos a compreensão.


Textos completos

  1. Título em caixa alta, destacado em negrito, centralizado;
  2. Nome do autor e coautor (se houver), destacados em negrito;
  3. Informações sobre autor e coautor (se houver): curso, instituição de fomento e e-mail; nome e titulação do orientador (se houver) e departamento ao qual pertence, destacado em negrito;
  4. O texto deverá conter no mínimo 2000 e no máximo 3000 palavras (sem contar as informações do cabeçalho e as referências bibliográficas);
  5. Fonte Times New Roman, letra tamanho 12, espaçamento 1,5, formatação justificada;
  6. Sistema de citações AUTOR-DATA. As citações devem ser indicadas no corpo do texto, informando o sobrenome do(s) autor(s) mencionado(s), na sequência (AUTOR, ano, página); as citações com mais de três linhas devem estar recuadas, com fonte de tamanho 10, e espaçamento de 1,0;
  7. Não usar alinhamentos ou tabulações;
  8. Não usar nota de rodapé;
  9. Inserir espaçamento entre os parágrafos;
  10. Imagens devem ser inseridas no texto – somente use imagens se for analisá-las; tabelas e gráficos devem vir como imagens; não use imagens ilustrativas.
  11. Nas referências bibliográficas, indique apenas as obras que foram mencionadas no texto.
  12. Os textos devem ser enviados em formato docx.
  13. Não é preciso enviar resumo e palavras-chave nos trabalhos completos.
  14. O texto deverá ser enviado até o dia 23 de setembro de 2020, para o e-mail eventos@getempo.org;
  15. Os textos dos autores que tiverem a interação no Simpósio Temático comprovada serão publicados nos Anais do evento (ISSN 2317-778).